sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alunos estudam e fazem quimioterapia em 'escola móvel'

Apesar da pouca idade, o adolescente Arthur Francisco Andrade Galdino, 16, já tem um amplo currículo de superação: venceu duas doenças graves e está lutando para passar pela terceira. Ele ainda tem outro desafio: sair-se bem no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Quer ser engenheiro civil, como sua mãe. Uma boa nota do Enem é pré-requisito para entrar na universidade. 


É lá mesmo, no Graacc, que ele estuda, nas chamadas "escolas móveis", desde 2009. Ele chegou a voltar para a escola regular, mas teve de retornar ao hospital devido a um novo tratamento. E é lá que o garoto fará o Enem. O exame será acompanhado por uma equipe do Ministério da Educação. Pela primeira vez, quatro jovens em tratamento --incluindo Arthur-- farão o exame juntos no Graacc. "Vou aproveitar a recuperação para dar um gás nos estudos." 


As aulas da escola móvel acontecem até durante a químio, dependendo da disposição de cada estudante. São como aulas particulares. O professor encontra o aluno e leva o material didático, que varia entre livros, brinquedos e tablets. Quase 270 alunos participam.


A escola móvel atende também os pequeninos. Alguns nem tiveram tempo de ir à escola. Caso de Pedro Alexsander Grandes Martins, 7, diagnosticado com meduloblastoma, um tipo grave de tumor cerebral, há três anos. 

Fonte: Follha de São Paulo por SABINE RIGHETTI

SENAI inaugura Escola Móvel da Construção Civil em Porto Velho

A Escola Móvel, inaugurada no pátio da Escola SENAI Marechal Rondon, faz parte do Projeto Estratégico do SENAI Nacional, que visa subsidiar propostas dos departamentos regionais de forma a fortalecer as suas estruturas internas para inovar, melhorar e promover o aperfeiçoamento de produtos, ações e serviços que oferecem para as indústrias.


O presidente da FIERO, Denis Baú destacou a importância de mais uma ação do SENAI em prol da capacitação de mão obra no estado de Rondônia. Baú falou que a unidade Móvel vai funcionar de forma itinerante nos canteiros de obra, desenvolvendo cursos de aperfeiçoamento profissional e palestras para os funcionários das obras. "Materiais instrucionais em meio físico e eletrônico e recursos multimeios contemplarão a estrutura da escola móvel e permitirão estratégias pedagógicas diferenciadas", disse.


Vivaldo Matos - diretor regional do SENAI/RO - destacou que os cursos de Aperfeiçoamento Profissional em Alvenaria Racionalizada, Argamassa Industrializada, Forma de Escoamento foram priorizados e sua estruturação será contemplada neste projeto, de forma a acompanhar o dinamismo da inovação tecnológica e atender às demandas do setor, outros cursos deverão ser estruturados após o projeto.

Fonte: Programa Inovação Tecnológica por CNRO

Cequipel equipa carreta escola do Senac

Projeto irá percorrer todo o Estado de Rondônia para ministrar cursos profissionalizantes


O projeto que irá visitar todos os municípios de Rondônia é uma oportunidade para os estudantes que não têm acesso as escolas fixas do Senac e desejam melhorar sua formação profissional.


Produtos referência em tecnologia foram escolhidos para equipar a escola móvel que oferece a comunidade cursos técnicos com duração de três meses nas áreas de gestão, mercado e informática.


Carreta escola do Senac com Carteiras Informatizadas Desk One da Oppitz Tecnologia


A sala de aula foi equipada com um sistema multimídia interativo, desenvolvido pelo grupo Cequipel.


Com 23 carteiras informatizadas e uma lousa interativa, a sala proporciona total interação, dinamismo e conectividade aos alunos, que além dos cursos profissionalizantes podem usufruir do que há de mais moderno no mundo educacional.

O Grupo Cequipel


O Grupo Cequipel, que este ano completou 30 anos, é o maior fabricante de mobiliário escolar da América Latina e referência no Brasil em hardware para educação. Na matriz do grupo em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, são produzidas as cadeiras informatizadas que já estão sendo utilizadas em mais de 1,2 mil escolas públicas e particulares brasileiras.

Fonte: Jornal O Nortão por Thiago Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário